Search
Close this search box.

Desintoxicação digital: Vale a pena?

Desintoxicação digital

Navegue pelo conteúdo

A era tecnológica significa que estamos online quase o tempo todo. Ficamos com nossos laptops, smartphones e tablets e não temos um momento para respirar. Nós compramos online. Jogamos online. Nós encontramos amigos online. Fazemos tudo no mundo digital.

Isso pode nos fazer sentir sobrecarregados e superestimulados. Nossa saúde, qualidade de vida e relacionamentos podem sofrer. No entanto, a situação não é desesperadora. A solução para descansar das telas são dois fenômenos: desintoxicação digital e minimalismo digital. 

O que é desintoxicação digital e minimalismo digital?

A desintoxicação digital é um conceito que envolve uma pausa nas telas. Aquele momento durante o qual lidamos com a vida offline e minimizamos ou limitamos o contato com dispositivos digitais.

Chamamos de minimalismo digital limitar o papel e a participação dos meios de comunicação de massa na vida. Como a Internet, televisão, quaisquer telas e dispositivos eletrônicos. O minimalismo digital pode assumir muitas formas. Limitar o número de aplicativos que usamos, o tempo que passamos online ou as atividades que acontecem no mundo digital.

A desintoxicação digital e o minimalismo digital se tornaram populares online desde 2019. E com razão. Estar online o tempo todo causa fadiga, superestimulação e uma sensação de isolamento. Fazer uma pausa nas telas e definir regras para o uso da tecnologia é uma parte importante para cuidar da sua saúde física e mental. 

Por que vale a pena usar o minimalismo digital?

-Tempo gasto no que importa

Todos nós temos 24 horas. Se dedicamos nosso tempo a vários dispositivos eletrônicos e canais digitais, não o dedicamos a outras coisas e pessoas importantes. É preciso ter tempo para relaxar, conhecer os melhores vapes da Voopoo, ler um livro, andar de bicicleta, ver a natureza.

Às vezes, navegamos no Instagram por 4 horas por dia, em vez de brincar com as crianças. Assistimos a vídeos de gatos no YouTube por 3 horas em vez de ler livros de desenvolvimento. Lemos as mesmas notícias sensacionalistas em sites diferentes por 2 horas, em vez de cuidar da saúde e nos movimentar.

Gastamos nosso tempo, um recurso não renovável e uma moeda olhando para a tela. Quando alguém nos pergunta sobre esportes, hobbies, leitura ou viagens, respondemos: “Não tenho tempo para isso!”. Mas gastamos muito tempo nas redes sociais.

Impacto da tecnologia na saúde física e mental

Estar constantemente online sobrecarrega muitos aspectos da nossa saúde. A exposição constante à luz azul pode causar problemas de sono. E o sono é a base de tudo. Sem uma dose decente de sono, não há questão de produtividade, foco, bons relacionamentos, regulação adequada das emoções ou motivação. 

Além disso, diz-se que um homem imerso no século 21 digital tem um nível de estresse semelhante ao de um soldado no campo de batalha. Nosso sistema nervoso recebe muitos estímulos todos os dias. Ele é incapaz de avaliar se eles são uma ameaça à vida e à saúde ou não. Portanto, está em constante prontidão e não permite que nosso corpo relaxe. E o relaxamento é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo e mente.

Não vamos esquecer as ameaças do mundo online para nossas cabeças. Constantemente se comparando nas redes sociais. Um contato digital que apenas imita um relacionamento real e profundo. Vício em Internet ou jogos de computador. Nossa saúde mental está constantemente sendo posta à prova. Regras regulares de desintoxicação digital ou presença digital são essenciais para uma vida saudável e com bem-estar.

Compartilhe

Deixe seu comentário