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Marketing político: exemplos para sua campanha

Marketing político: exemplos para sua campanha
Marketing político: exemplos para sua campanha - Pixabay

A pré-campanha dos candidatos a eleição 2024 já está a todo vapor e buscar exemplos de marketing político para se inspirar pode ser uma boa estratégia para se destacar frente a concorrência. 

O marketing político é uma vertente do marketing voltada a promover os ideais dos candidatos nos períodos eleitorais e durante os mandatos. Durante o período eleitoral, chamamos de marketing eleitoral. Tanto o marketing político quanto o eleitoral, cada um a sua maneira, visam trazer para perto novos públicos e eleitores. 

Marketing político: como é desenvolvido?

O marketing político é desenvolvido por meio de estratégias e técnicas que promovem a imagem e as ideias de um candidato ou partido para engajar eleitores. O processo começa com o apoio de uma agência de marketing político que realiza uma  ampla análise do cenário político e do perfil dos eleitores, seguida pela definição do posicionamento e construção de uma mensagem central. Cria-se, então, a identidade visual e a narrativa do candidato, destacando sua trajetória e valores.

Ferramentas de comunicação, como redes sociais e meios tradicionais (televisão, rádio, impressos), são amplamente utilizadas. A segmentação de público permite direcionar mensagens específicas por meio da publicidade paga, debates, eventos públicos e a gestão de crises, que também ajudam a aumentar a visibilidade e manter a reputação do candidato.

Além disso, pesquisas de opinião e monitoramento das mídias sociais ajudam a ajustar as estratégias conforme necessário, onde o engajamento dos eleitores é promovido mediante campanhas de mobilização e redes de apoiadores. 

Exemplos de marketing político

Veja a seguir algumas campanhas políticas que deram certo em termos de bom uso das estratégias de marketing.

  1. Varre, varre, vassourinha: slogan político de Jânio Quadros representava o combate a corrupção e o levou a vitória na década de 1960.
  1. Os vermelhos: Getúlio Vargas vence as eleições em 1951 com o discurso de que os comunistas eram uma ameaça para a soberania brasileira.
  1. O caçador de marajás — Fernando Collor: Collor investiu nessa mensagem para a sociedade acreditar que ele iria acabar com os salários altos e privilégios dos servidores e políticos nas eleições de 1990.
  1. Bandido bom, é bandido morto — Jair Bolsonaro: Bolsonaro investiu no discurso de que é preciso combater o crime sem pena, colocando-se como a esperança para acabar com a corrupção, encontrando assim amplo apoio popular.
  1. Obama 2008 e 2012: utilizou uma narrativa forte de esperança e mudança. Suas campanhas se focaram em histórias pessoais e na construção de uma imagem de um líder que trazia renovação.
  1. Donald Trump 2016: utilizou extensivamente o Twitter para comunicar suas ideias diretamente aos eleitores, contornando os meios de comunicação tradicionais.
  1. Emmanuel Macron em 2017: desenvolveu uma plataforma digital chamada “La Grande Marche”, que envolvia voluntários visitando eleitores em suas casas para ouvir suas preocupações e ideias. Essas informações foram utilizadas para adaptar a mensagem da campanha às necessidades específicas de diferentes segmentos da população.
  1. Joe Biden 2020: conseguiu unir diferentes grupos e facções dentro de seu partido, assim como o apoio de republicanos. Tudo isso pela mensagem central enfatizando a necessidade de unir o país e restaurar a estabilidade, o que ressoou com eleitores em um momento de divisões políticas e crises.

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