Search
Close this search box.

O que fazer no Rio de Janeiro de graça?

O que fazer no Rio de Janeiro de graça?
O que fazer no Rio de Janeiro de graça? - Monica Silvestre (Pexels)

Navegue pelo conteúdo

Neste artigo separamos o que fazer no Rio de Janeiro de graça!

A capital fluminense é da cabeça aos pés turismo. Seja pelas famosas praias, como Copacabana e Ipanema, pelo Monumento do Cristo Redentor, pelo Pão de Açúcar, seus parques, morros, igrejas e construções importantes, que tem a ver com a história da própria cidade e do país.

São inúmeros lugares maravilhosos para conhecer no Rio de Janeiro. Para não ficar um artigo gigantesco, resolvemos abordar neste alguns lugares que você pode conhecer sem precisar por o mão no bolso.

O que fazer no Rio de Janeiro de graça?

Uma forma de economizar financeiramente no seu roteiro é incluindo nele alguns passeios que não precisarão ser pagos. No Rio de Janeiro há vários passeios incríveis gratuitos. Abaixo listamos 10 deles. Confira!

1 – Real Gabinete Português de Leitura

Imagem de Willian Luiz (Pexels)

Tombado pelo INEPAC, o Real Gabinete é a maior biblioteca de obras portuguesas não localizada em Portugal. Conta com mais de 350.000 volumes. E nela há algumas obras raras como “Os Lusíadas”, publicado em 1572 e os Sermões do Padre Antônio Vieira, publicado em 1689.

Além de carregar muita história, a biblioteca é simplesmente encantadora e era frequentada nada mais nada menos do que Machado de Assis, um dos maiores escritores do país.

Para quem gosta de literatura e história, o Real Gabinete é parada obrigatória.

Endereço: Rua Luís de Camões, 30 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira, das 10 às 17 horas

Contatos: (21) 2221-3138 | (21) 2221-2960 |

E-mail: gabinete@realgabinete.com.br

2 – Igreja de São Francisco da Penitência

Leia também: O que fazer no Rio de Janeiro?

3 – Paço Imperial

O que fazer de graça no Rio de Janeiro? - Paço Imperial
Reprodução da Imagem: Página Oficial do Facebook do Paço Imperial

Localizado no centro do Rio, na praça XV de Novembro, o importante edifício Paço Imperial já foi morada de Governadores e Vice-Reis no período colonial e serviu também como casa de despacho e residência eventual para Dom Pedro I e depois para seu filho Dom Pedro II.

Hoje é um centro cultural com diversas atividades ao longo do ano. Para quem gosta de história, vale a pena a visita.

Endereço: Praça XV de Novembro, 48

Horário de Funcionamento: De terça a sábado e feriados das 12h às 17h

Contato: (21) 2215 2093

4 – Escadaria Selarón

Imagem de Thales Botelho de Sousa (Pexels)

Localizada entre os bairros da Lapa e de Santa Teresa, a Escadaria Selarón é uma obra ao ar livre, decorada pelo artista plástico Jorge Selarón em homenagem ao Rio de Janeiro.

Em 1990, o artista chinelo, com a ideia de restaurar a escada em frente a sua casa que estava em péssima condição, começou a renovar alguns degraus com cerâmica. Isso se tornou obsessão e resultou na obra que conhecemos hoje.

Visitada por turistas de todo o mundo, a escadaria já foi palco dos famosos clipes musicais “Beautiful”, do Snoop Dogg e “Walk On”, da banda U2.

Por outro lado, a escadaria carrega também uma grande tragédia pouco falada por aí. Em 2013, com 65 anos, o artista foi encontrado morto na própria escada em frente da sua casa, onde ele morava há mais de 30 anos.

Endereço: R. Manuel Carneiro, 01 / Rua Joaquim Silva, 93 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Horário de Funcionamento: Aberto 24 horas

5 – Parque das Ruínas

O que fazer de graça no Rio de Janeiro? - Parque das Ruínas
Reprodução: Imagem do Facebook Oficial do Parque das Ruínas

Antes de se tornar O Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, o prédio já foi moradia da socialite Laurinda Santos Lobo. Lá ela costumava reunir artistas e intelectuais da época.

Hoje o Parque das Ruínas é um espaço destinado a cultura. Onde você encontrará os mais diversos eventos: como exposições, teatro, feiras e música ao vivo.

Além disso, você poderá aproveitar as vistas panorâmicas que ele oferece para a Baía de Guanabara e para a zona sul do Rio, além do agregador de links.

Vale muito a pena fazer essa visita! Aproveite a viagem!

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ

Horário de Funcionamento: De terça a domingo das 09h às 16h | Segunda não abre

Contato: (21) 2215-0621

6 – Palácio do Catete

O que fazer hoje no rio de janeiro - Palácio do Catete
Reprodução: Foto da página oficial do Facebook do Museu da República

O Palácio do Catete já foi moradia do Antônio Clemente Pinto, o Barão de Nova Friburgo. Ele era banqueiro e comerciante de café e já foi considerado o homem mais rico do Brasil no século 19. O palácio é simplesmente lindo. A cada sala que você entrar, irá se deparar com uma arquitetura estrangeira diferente.

Além disso, o Palácio já foi Sede da Presidência da República. No total foram 19 que ocuparam o palácio como presidente, mas o que se destaca entre eles é o Getúlio Vargas.

Foi em seu quarto no Palácio do Catete, em 1954, que ele cometeu suicídio, com um tiro no coração. Antes de morrer, ele deixou um testamento que dizia num trecho:

“Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.”

Realmente ele entrou na História e você pode conhecer mais visitando o palácio que hoje abriga o Museu da República.

Endereço: Rua do Catete, 153 – Catete, Rio de Janeiro – RJ

Horário de Funcionamento: De terça a sexta das 10h às 17h | Sábado e domingo: das 11h às 17h | Segunda não abre

Contato: (21) 3470-7692

Compartilhe

Deixe seu comentário