Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Por que investir em SEO é importante para sua empresa?

Por que investir em SEO é importante para sua empresa?
Por que investir em SEO é importante para sua empresa? - Markus Winkler (Pexels)

Navegue pelo conteúdo

Sigla para Search Engine Optimization, o SEO faz referência as otimizações realizadas por profissionais de marketing em diferentes páginas da web, como sites, landing pages e lojas virtuais. Em resumo, essas otimizações tem o objetivo de trazer melhorias para a usabilidade das páginas, assim como, o conteúdo e identidade utilizados.

Com uma série de princípios básicos, intermediários e avançados, o SEO possibilita que empresas se destaquem frente à concorrência, ao conquistarem boas posições nos mecanismos de busca, principalmente no Google, o mais utilizado pela maioria dos usuários.

A primeira posição do Google é a mais cara

Você sabia que a posição em que os resultados de pesquisa dos mecanismos de busca como o Google, Yahoo e Bing não são aleatórios? Quem determina quem ficará por último ou primeiro lugar são os algoritmos. Ou seja, diariamente, o “robozinho” dessas empresas varrem milhares de sites para definir quais estão melhores otimizados.

Por isso, investir em SEO é tão importante. Estar na primeira posição do Google é uma conquista para muitos, pois esse feito só pode ser realizado com essa estratégia. Com técnicas de otimização nas áreas de tecnologia, conteúdo e design, os profissionais dessa área trabalham em conjunto para melhorar a experiência do usuário.

Quanto mais requisitos seu site, landing page ou loja virtual cumprir, maiores são as chances de ranquear bem. Mas fique atento: não vale tentar utilizar truques, hein? Precisa ser um trabalho constante, com profissionais qualificados, e, que traga um conteúdo que faça sentido para o público-alvo da sua empresa.

A partir daí, novos clientes virão

Você já pensou que somente o tráfego pago pode trazer clientes para seu negócio? Se sim, esse pensamento precisa sumir agora da sua cabeça. Isso porque, ao ter uma maior visibilidade com seu site, a partir das otimizações realizadas com o SEO e utilizando as palavras-chave corretas, o público que você irá atingir com certeza se identificará com o que ver. Isso quer dizer que, se sua página tiver o objetivo de conversão, naturalmente isso ocorrerá.

Lembre-se: o principal objetivo de tudo é atingir a sua audiência, aumentá-la e, por fim, fidelizá-la. Para isso, investir em diferentes estratégias e caminhos, ter um bom produto ou serviço e, por fim, fornecer uma jornada de compra e experiência do usuário memorável é preciso.

3 Vantagens de investir no SEO

Se você ainda está na dúvida da importância dessa estratégia para seu negócio, aproveite esse tópico para saná-las:

Tráfego qualificado

Como dito anteriormente, o SEO ajuda seu site a ter uma  classificação mais elevada nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs). Aumentar a visibilidade não apenas aumenta o tráfego direcionado, mas também cria confiança  entre os usuários, pois os usuários tendem a associar resultados de pesquisa mais elevados com confiabilidade e autoridade. 

Excelente retorno sobre o  investimento   

As campanhas pagas podem entregar resultados imediatos, mas exigem investimento contínuo e os benefícios diminuem à medida que o seu orçamento se esgota. Por outro lado, um site bem otimizado pode manter e até melhorar suas classificações de busca ao longo do tempo, gerando tráfego orgânico consistente sem qualquer investimento financeiro contínuo. Isso torna o SEO um investimento valioso a longo prazo, proporcionando um  retorno sobre o investimento (ROI) maior do que muitos métodos tradicionais de publicidade.   

Experiência do usuário aprimorada

Fatores como velocidade de carregamento da página, capacidade de resposta móvel e relevância do conteúdo desempenham um papel importante na determinação das classificações. Ao focar nesses elementos, o SEO melhora involuntariamente a experiência geral do usuário em seu site. Um site bem otimizado tem maior probabilidade de atrair visitantes, reduzir as taxas de rejeição e incentivar visitas repetidas. 

Compartilhe

Deixe seu comentário